sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bicicleta purifica 5 litros de água em um minuto com pedaladas do ciclista

Tecnologia foi criada para tornar água potável em regiões remotas ou de catástrofes

A empresa japonesa de purificadores de água Nippon Basic criou um sistema portátil de purificação de água chamado Cycloclean que usa as pedaladas de uma bicicleta para tornar cinco litros de água potáveis em um minuto.

Criada para purificar água em zonas de catástrofes ou aldeias remotas, a bicicleta está sendo produzida em alta escala em Bangladesh, na Ásia. Segundo Yuichi Katsuura, presidente da empresa, a grande vantagem da tecnologia é justamente a mobilidade.

- Se você pode ir de bicicleta para um rio, lagoa, ou piscina, por exemplo, tudo de que precisa é da força de sua perna para produzir água potável.

A Cycloclean só necessita de força humana para pedalar e bombear água por uma série de filtros, ao contrário de outros sistemas que exigem gasolina ou eletricidade.

Desde o lançamento, em 2005, o fabricante já vendeu 200 bicicletas a R$ 10.976 (US$ 6.600) cada. Muitas delas foram compradas por prefeituras do Japão, mas algumas foram vendidas para Bangladesh, Camboja, China, Indonésia, Mianmar e Filipinas.

Katsuura diz que, como a procura pela bicicleta começou a crescer em Bangladesh, a empresa montou uma linha de montagem no país no ano passado, em parte para reduzir o preço, em parceria com um fabricante de bicicletas local – eles pretendem atingir uma produção anual entre cem e 200 unidades.

Segundo o presidente da Nippon Basic, os milhões de riquixás (meio de transporte de tração humana, muito usado na Ásia, em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas, capaz de carregar até duas pessoas) que existem em Bangladesh tendem a diminuir à medida que a economia do país cresce. Além disso, um negócio de purificação de água baseado na bicicleta pode gerar novos empregos para alguns dos condutores.

- Você vai para um lugar onde existe água, monta uma barraquinha e pedala para gerar água potável, que pode ser vendida em qualquer lugar depois.

O executivo explica que a bomba consegue sugar água a até cinco metros de profundidade, apesar de seu jeito nada hi-tech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? comente sua opinião ajudará o blog a melhorar, Volte sempre!!!